Dissertação

Linked Product Data EVALUATED

Ao longo dos anos a Web tornou-se um lugar acessível para todos e esse facto foi responsável pela quantidade crescente de dados disponíveis hoje. O slogan AAA - “Anyone can say Anything about Any topic”, que significa que qualquer um pode dizer qualquer coisa sobre qualquer assunto descreve bem a natureza aberta da Web. Na tão conhecida “Web of data” a tarefa de pesquisa tem-se tornado cada vez mais difícil. Quando alguém realiza uma pesquisa num motor de busca, como o Google, várias páginas da web são retornadas, as quais estão relacionadas com a mesma pelas palavras dadas pelo utilizador. Contudo, a maioria das páginas retornadas pela web não possuem uma estrutura de dados bem definida, o que torna difícil a referenciação da informação e sua comparação quando provêm de diferentes fontes. O objectivo deste trabalho foi assim desenvolver um motor de mapeamento de identidade entre entidades informacionais, com base em tecnologias de Web Semântica, capazes de encontrar semelhanças entre os dados que são mantidos em diferentes fontes de dados e apresentados em diferentes páginas, e decidir quais dessas fontes fazem referência ao mesmo objecto do mundo real. Com essa informação, será possível criar vínculos entre essas diferentes fontes de dados e oferecer informações mais ricas aos utilizadores, através da fusão de informação disjunta. Uma aplicação de mapeamento e fusão de dados de produtos na Web foi desenvolvida e avaliada em diferentes cenários.
Associação de dados, mapeamento de identidade, Semantic Web, RDF, SPARQL.

Maio 23, 2016, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Filipe Leitão Pardal

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

José Manuel da Costa Alves Marques

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático