Dissertação

Game-Based Learning Applied to Project Management Professional Certification EVALUATED

Com o potencial de melhorar atividades de formação e desenvolvimento devido ás suas características, o Ensino Baseado em Jogos é hoje um tema relevante e alvo de investigação. O trabalho desenvolvido nesta tese tem como objectivo perceber o impacto do Ensino Baseado em Jogos em contextos específicos, no nosso caso a certificação Project Management Professional (PMP), na qual acreditamos que possa ter um impacto positivo junto dos estudantes, ajudando-os a obter ou melhorar os seus conhecimentos na área. Além desta hipótese, procuramos também comprovar que este tipo de conceito pode ser aceite pelos estudantes como uma ferramenta auxiliar para o estudo. Com o objectivo de avaliar estas hipóteses, desenvolvemos um jogo sério que poderá ser utilizado por estudantes como uma possível ferramenta de estudo que permite testar os conhecimentos relacionados com alguns dos conceitos presentes no ”A Guide to Project Management Body of Knowledge” (PMBoK), conhecimentos estes necessários para obter a certificação PMP. A utilização deste jogo e posteriormente a realização dos testes permitiu-nos assim medir o ganho de conhecimento obtido através da utilização do jogo, bem como perceber o impacto deste junto dos estudantes. Com base nos resultados foi comprovado que o Ensino Baseado em Jogos aplicado à certificação PMP consegue ajudar os utilizadores a obter ou melhorar os seus conhecimentos, provando ter um impacto positivo. Com base no questionário realizado junto dos utilizadores concluímos também que o jogo sério foi aceite pelos estudantes e considerado útil como ferramenta auxiliar para o estudo.
Certificação, Desenvolvimento, Ensino Baseado em Jogos, Formação, Gestão de Projectos, Jogo Sério

novembro 11, 2013, 10:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

João António Madeiras Pereira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

CO-ORIENTADOR

Cláudia Sofia Sevivas Ribeiro

INESC-ID

Investigador Auxiliar