Dissertação

Syntactic REAP.PT: Exercises on Word Formation EVALUATED

A introdução de computadores na área da educação, como uma ferramenta auxiliar, tem tido impacto na forma como os professores planeiam as suas aulas e interagem com os seus alunos O Ensino Inteligente de Línguas Assistido por Computador (ICALL) é o campo que aborda esta evolução no processo educativo. O REAP.PT é um sistema português originário desta área de pesquisa, cujo objectivo é o de ensinar português a portugueses e a estrangeiros, recorrendo a um conjunto de exercícios gerados automaticamente, que abordam vários aspectos, sintáticos e semânticos, da língua. O objectivo deste trabalho é expandir o sistema REAP.PT através da introdução de dois novos exercícios sintáticos, que dizem respeito aos processos de formação de palavras. Tal como acontece com os exercícios previamente desenvolvidos, estas novas adições manterão o estilo e a interface visual típica da plataforma, assim como a funcionalidade que permite a geração automática de exercícios. O primeiro exercício aborda o processo de divisão de palavras em sílabas. O segundo exercício consiste na identificação de palavras que não são formadas por prefixação, embora aparentem ser à primeira vista. A existência de feedback personalizado, também é um ponto comum a ambos os exercícios. Os resultados positivos obtidos na etapa de avaliação, que consistiu em testes online, validam a abordagem seguida.
Ensino da Língua Assistido por Computador, Língua Portuguesa, Exercícios Sintácticos, Geração Automática de Exercícios

Outubro 25, 2013, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Jorge Manuel Evangelista Baptista

Universidade do Algarve - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Professor Associado

ORIENTADOR

Nuno João Neves Mamede

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado