Dissertação

Improving the Outcomes of Children with Autism Spectrum Disorders through User-tuned Content Customization EVALUATED

As Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) são uma tríade de distúrbios que afectam áreas como a comunicação, a interação social e o comportamento, sendo que cada indivíduo tem diferentes características cognitivas e funcionais. Estas limitações são especialmente incapacitantes em idades mais jovens e em contextos escolares caso não sejam utilizadas medidas de intervenção apropriadas. As ferramentas assistidas por computador são de grande importância no desenvolvimento de respostas educativas apropriadas, no entanto, as abordagens atuais ou estão focadas no enriquecimento dos conteúdos multimédia e menos nas capacidades de customização, ou vice-versa, sendo assim incapazes de explorar as diferenças existentes em cada indivíduo com PEA. Este trabalho apresenta uma nova abordagem, focada na melhoria dos resultados das crianças com PEA, com uma ênfase especial nas capacidades comunicativas, ao explorar o potencial dos conteúdos adaptados ao utilizador para motivar as crianças a interagir, e a partilhar opiniões e experiências através de um ambiente multimédia. A nossa investigação tem em conta as necessidades das crianças e dos seus tutores, e proporciona meios para garantir uma configuração única para cada criança, dando a possibilidade de personalizar o seu aspecto e conteúdos. A nossa abordagem foi avaliada por um conjunto de estudos transversais e longitudinais, envolvendo utilizadores reais, dos quais apresentamos uma análise detalhada. No geral as evidências experimentais mostraram que a nossa abordagem conduz a resultados positivos e a um maior envolvimento por parte das crianças no processo de aprendizagem.
Perturbações do Espectro do Autismo, Personalização, Conteúdos Adaptados ao Utilizador, Desenvolvimento Rápido de Aplicações

Julho 3, 2013, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar