Dissertação

CONFLICT: a conflict resolution game EVALUATED

O objectivo desta dissertacão passa por abordar o problema de como modelar agentes quese encontram numa situacão natural de conflito, inspirado em cenários do mundo real. Os comportamentos dos agentes têm que ser credíveis e, como tal, estes comportamentos têm de ser condicionados por certos elementos humanos tais como as emocões, e personalidade. Nesta dissertacão procura-se fazer um modelo no qual, através da personalidade de um dado agente conseguimos modelar a sua estratégia de resolução de conflito e assim determinar um possível leque de comportamentos para um dado agente numa dada situação de conflito. Para demonstrar isto, recorremos ao uso de um jogo sério, povoado com dois agentes que interactuam um com o outro. É esta interacção que leva a que ocorram depois situações de conflito. Este modelo foi implementado através de uma arquitectura de agentes orientada a emoções. De seguida integramos este modelo num jogo de resolução de conflito, o Dream Theater. Depois, realizou-se uma experiência para avaliar a eficiência do modelo.
Conflito, Resolução de Conflito, Five Factor Model, Dual Concern Model, Emoções, Credibilidade

Outubro 31, 2012, 13:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Ana Maria Severino de Almeida e Paiva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado