Dissertação

Cloud DReAM - Dynamic Resource Allocation Management for Large Scale MMOGs EVALUATED

Nos ultimos anos os massively multiplayer online games (MMOG) têm vindo a ganhar um número crescente de adeptos. Este tipo de sistemas colocam uma serie de di culdades aos criadores do jogo. Di culdades tais como garantir escalabilidade do sistema, ao mesmo tempo que e mantido o desempenho do jogo aos olhos do jogador, de modo a que este disfrute de uma boa experiência. As implementacões mais comuns destes sistemas baseiam-se numa arquitectura cliente-servidor, usando estrategias diferentes para distribuir a carga pelos varios servidores. Esta abordagem levanta questões relevantes no que toca a escalabilidade dos seus recursos. Tem sido realizada muita investigação nesta area, quer seja a tentar optimizar as abordagens actuais ou usando outras novas. Peer-to-peer e mais recentemente o paradigma de cloud computing são exemplos de novas abordagens. Neste trabalho propomos uma abordagem baseada em cloud computing, de modo a resolver os principais problemas com os quais um MMOG tem de lidar, tendo em mente que a utilização de recursos deve ser optimizada.
Computação na Nuvem, Elasticidade, Gestão de recursos, Jogos online multijogador

Novembro 8, 2012, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Luís Manuel Antunes Veiga

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Paulo Jorge Pires Ferreira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado