Dissertação

Diffusion and Influence in Twitter EVALUATED

Os Sistemas de Conteúdo Social armazenam toda a informação produzida pelas interações entre os utilizadores. No entanto, para tornar estes dados em informação que nos permita extrair padrões é importante considerar os diferentes fenómenos envolvidos nestas interações. Neste trabalho são estudados no Twitter dois fenómenos que influenciam a evolução da rede: a difusão de informação e a influência entre utilizadores. Aqui, são propostos três algoritmos para inferir as cadeias de difusão de informação. Propomos um método para fazer profiling de utilizadores baseado nos comportamentos de difusão e um método que pretende detetar picos de opinião. Por fim, propomos uma definição de influência baseada na capacidade do utilizador difundir conteúdos e nos conceitos de popularidade e atenção sobre os utilizadores. As cadeias de difusão de informação tendem a ser curtas e a ter a forma de árvore. Com o nosso método de profiling é possível dividir os utilizadores em seis clusters, onde cada cluster representa utilizadores que têm maior ou menor capacidade para difundir conteúdos. No caso dos picos de opinião, é mostrado que dependendo do tópico é possível detetar picos de opinião causados por notícias previamente difundidas.
profiling de utilizadores, difusão de informação, picos de opinião, influência, Twitter

novembro 8, 2011, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Alexandre Paulo Lourenço Francisco

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Helena Sofia Andrade Nunes Pereira Pinto

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar