Dissertação

From Caveman to Gentleman - Implementing an artificial intelligence social architecture in Conan Exiles EVALUATED

Apesar de vivermos numa era dourada para os videojogos em que se aposta cada vez mais em imersão, seja através de narrativas ricas, da elevada fidelidade gráfica ou até mesmo da interface do jogo (caso dos jogos de realidade virtual), a área de interacção social com NPCs (non-player characters - personagens não jogáveis) não tem visto grande inovação. Desta maneira o nosso trabalho procura melhorar os NPCs no videojogo AAA Conan Exiles, dotando-os com comportamentos que os tornem socialmente mais interessantes. Para isto baseámos a nossa solução na familia de arquitecturas Comme il Faut (CiF), especialmente focando-nos na arquitectura Comme il Faut - Creative Kit (CiF-CK) e alargando as tuas características, adicionando emoções e um processo de apreciação de emoções baseado no modelo de emoções OCC e também um sistema de convicções que modela a espectativa de cada NPC relativamente aos valores das redes sociais dos outros NPCs. O nosso modelo, chamado de Comme il Faut - Exiles (CiF-Ex), foi validado através de testes de utilizador. Os resultados obtidos foram muito favoráveis: os utilizadores desfrutaram mais do jogo e tenderam a passar mais tempo perto dos NPCs com o CiF-Ex activo. A maior parte dos utilizadores preferiram os NPCs CiF-Ex, mesmo não tendo dobragem de voz como os NPCs originais. Os NPCs CiF-Ex foram captados como mais credíveis e menos previsíveis.
Modelo Social, Personagem Não Jogável, Interacção Social, Inteligência Artificial, Videojogo

Maio 2, 2019, 14:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

João Miguel De Sousa de Assis Dias

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Pedro Alexandre Simões dos Santos

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar