Dissertação

Multi-dimensional Player Skill Progression Modeling for Procedural Content Generation EVALUATED

Conteúdo Gerado Procedimentalmente (PCG), isto é, a forma como o conteúdo de jogo como níveis, itens, obstáculos e personagens podem ser criados algoritmicamente, é uma área cada vez mais importante e atualmente um dos tópicos mais activos na indústria e investigação de jogos. Um dos aspetos cruciais do PCG é a capacidade de manter o jogador envolvido e em flow. Neste trabalho, exploramos como a progressão da proficiência do jogador pode ser usada pelo PCG para criar desafios mais apropriados para cada jogador. A nossa abordagem introduz o jogador como elemento ativo no processo de adaptação e assume que tanto o jogador como o jogo devem ter um papel igual e ativo neste processo. A nossa adaptação explora como a modelação da evolução de múltiplas dimensões do mesmo desafio enquanto um jogo é jogado ajuda a criar uma melhor experiência de jogo para o jogador. O nosso modelo foi aplicado a um jogo chamado "Go, Go Hexahedron!", desenvolvido para servir como jogo de teste para o nosso modelo. Para avaliar o nosso modelo, apresentamos um processo de validação embebido no próprio jogo, com o propósito de fornecer uma maneira mais direta de analisar as preferências dos jogadores. Os resultados da avaliação da nossa abordagem no contexto de um jogo de plataformas endless running side-scrolling revelou que os jogadores tem preferências específicas e consistentes em relação a como a dificuldade deve evoluir ao longo do jogo, que deve ser tomado em consideração na conceção de uma progressão de jogo envolvente.
conteúdo gerado procedimentalmente, adaptação de jogador, modelação de progressão, modelação de jogador, proficiência de jogador

Junho 7, 2018, 13:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar