Dissertação
Com@Viver: A serious game to improve bystander behavior EVALUATED
Com@Viver é um jogo sério que tem como objectivo melhorar o efeito bystander incentivando comportamento pró-social em casos de cyberbullying. É uma rede social desenvolvida como aplicação web, o que significa que pode ser jogado em qualquer computador que tenha um navegador web, onde os jogadores jogam em grupos de três, cada um no seu computador, e tem como objectivo trinta jogadores concorrentes. O objectivo dos jogadores é ficar entre as três melhores equipas numa votação que decide quem ganhará lugares limitados na viagem de finalistas. Para alcançar este objectivo, os jogadores têm de interagir com a rede onde as suas decisões decidem a sua posição final. Doze agentes autónomos criam o conteúdo da rede automaticamente: posts, comentários e chats privados. Os jogadores selecionam uma imagem que os identifica em todas as suas ações, e.g gosto, não gosto, criação de comentários e mensagens com frases pré-definidas. Tendo em conta o objectivo do jogo, desenvolvemos o sistema de pontuação onde a pontuação final depende das ações do grupo onde o jogador se encontra inserido, ou seja, não é suficiente um jogador ser bom mas sim ser capaz de influenciar os colegas a também o serem. No final de cada sessão os jogadores têm de reflectir e votar em quem julgam que deve ganhar. Com@Viver foi testado em escolas portuguesas demonstrando resultados positivos em melhorar o comportamento pro-social dos estudantes após uma sessão com casos de cyberbullying, mantendo o prazer e diversão de jogar.
novembro 8, 2018, 14:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Paula Alexandra Nunes da Costa Ferreira
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa
Investigadora