Dissertação

Com@Viver: A serious game to improve bystander behavior EVALUATED

Com@Viver é um jogo sério que tem como objectivo melhorar o efeito bystander incentivando comportamento pró-social em casos de cyberbullying. É uma rede social desenvolvida como aplicação web, o que significa que pode ser jogado em qualquer computador que tenha um navegador web, onde os jogadores jogam em grupos de três, cada um no seu computador, e tem como objectivo trinta jogadores concorrentes. O objectivo dos jogadores é ficar entre as três melhores equipas numa votação que decide quem ganhará lugares limitados na viagem de finalistas. Para alcançar este objectivo, os jogadores têm de interagir com a rede onde as suas decisões decidem a sua posição final. Doze agentes autónomos criam o conteúdo da rede automaticamente: posts, comentários e chats privados. Os jogadores selecionam uma imagem que os identifica em todas as suas ações, e.g gosto, não gosto, criação de comentários e mensagens com frases pré-definidas. Tendo em conta o objectivo do jogo, desenvolvemos o sistema de pontuação onde a pontuação final depende das ações do grupo onde o jogador se encontra inserido, ou seja, não é suficiente um jogador ser bom mas sim ser capaz de influenciar os colegas a também o serem. No final de cada sessão os jogadores têm de reflectir e votar em quem julgam que deve ganhar. Com@Viver foi testado em escolas portuguesas demonstrando resultados positivos em melhorar o comportamento pro-social dos estudantes após uma sessão com casos de cyberbullying, mantendo o prazer e diversão de jogar.
jogo sério, cyberbullying, melhorar efeito bystander, estudo em escolas, rede social, intervenção prosocial

Novembro 8, 2018, 14:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Paula Alexandra Nunes da Costa Ferreira

Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

Investigadora