Dissertação

Automatic generation of test cases for Massive Open Online Courses (MOOCs) EVALUATED

Cursos Online Abertos e Massivos, são salas de aula online que fornece especial atenção a cada aluno. Implementações de projectos são umas das formas de avaliar os alunos e as entregas desses projectos são feitas numa plataforma online. Visto que as MOOCs envolvem milhares de alunos e que um feedback manual não é possível, o feedback é fornecido à base do "yes/no" ao qual os alunos não retiram informação necessária à cerca dos seus testes falhados. Neste trabalho desenvolvemos um software que fornece um melhor feedback aos alunos de uma cadeira de introdução de algoritmos. Para criar este feedback melhorado, baseamos-nos em casos de teste, inputs dados aos projectos dos alunos de modo a testá-los e com técnicas de teste a grafos, nós mostramos que é possível reduzir casos de teste através de um processo que isola o bug e gerar automaticamente grafos que ajudam a fornecer um melhor feedback. Finalmente, para avaliar o nosso software, nós medimos a eficiência e a eficácia dos nossos algoritmos com uma amostra de projectos de alunos, de um curso de introdução aos algoritmos. Os resultados foram de certa forma positivos e permitiu-nos fornecer um feedback específico para cada aluno, mostrando ainda que para a maioria dos projectos, um caso de teste curto, onde o projecto do aluno ainda falha, pode ser gerado.
algoritmos, grafo, geração de grafos, educação, MOOC

julho 28, 2017, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Vasco Miguel Gomes Nunes Manquinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado