Dissertação

A Real Time Terrain Ray-Tracing Engine EVALUATED

Ray tracing é um algoritmo de rendering, capaz de produzir imagens realistas com alta qualidade, muito utilizado em aplicações não-interativas com foco exclusivo na qualidade das imagens. Com os avanços tecnológicos que todos os anos vão melhorando a performance das GPU, muitos algoritmos de Ray Tracing t\^{em} surgido com o objetivo de desenhar cenas virtuais em tempo real e com melhor qualidade gráfica do que a rasterização, que é mais utilizada em aplicações de tempo real. Além disso, vários trabalhos já demonstraram que o traçamento de raíos primários é, por definição, uma alternativa de alto desempenho à rasterização para visualizar terrenos digitais grandes. Com base numa análise sobre vários algoritmos de ray tracing para visualização de terrenos, neste trabalho foi implementado um motor de Ray Tracing para terrenos, baseado nas conclusões dessa análise, capaz de produzir imagens em tempo real. Este motor não utiliza polígonos nem converte o terreno numa malha polígonal, aplica um esquema de nível de detalhes baseado na distância tridimensional ao observador para simplificar o terreno e faz também traçamento de raíos secundários para sombreamento, algo que trabalhos anteriores não testaram.
Real-Time Ray Tracing, Scalable Terrains, Maximum Mipmaps, Bilinear Patch, Secondary Rays

Junho 2, 2017, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João António Madeiras Pereira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Vasco Costa

INESC-ID

Investigador