Dissertação
dDocs/Dashboards: Data Analytics for a Citizen-Centric Platform EVALUATED
Com o acesso exponencial às tecnologias de comunicação e informação, o interesse em investir em aplicações mantém-se elevado em diferentes áreas. O governo é uma dessas áreas interessadas e com base nisso criou-se um conceito bem conhecido, denominado, e-Government. Essa evolução diminuiu a burocracia, a corrupção e os custos, enquanto que aumentou a satisfação entre os cidadãos, uma vez que não necessitam de se deslocar fisicamente e o final do processo pode vir a ser mais rápido de se obter do que o modo tradicional. dDocs é uma plataforma criada com base no e-Government e, também, na Gestão de Registos, pois os documentos passam a ser digitais e não de papéis. Tendo como três tipos de utilizadores: cidadãos, curadores e o administrador do dDocs, esta plataforma fornece a comunicação entre os cidadãos e os curadores sem conter no sistema os dados críticos. Estas comunicações e, ainda, a gestão de documentos/templates resultam em eventos, que podem ser transformados em algo poderoso, tendo sido tomada a decisão de criar um sistema que fornece para cada tipo de utilizador uma dashboard para monitorização das respectivas actividades, denominado dDocs/Dashboards. Nesta dissertação, as dashboards foram desenhadas e implementadas depois de compreender os conceitos que estão por trás, analisar as ferramentas existentes no mercado que poderiam ser utilizadas neste trabalho, compreender quais são as melhores práticas de desenho para alcançar uma boa dashboard e reunir os requisitos. Ainda, descreve o processo de avaliação para medir a qualidade do sistema dDocs/Dashboards.
novembro 9, 2017, 9:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Alberto Manuel Rodrigues da Silva
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado