Dissertação

A Merchant Model Improving player experience with NPC vendors in Role Playing Games EVALUATED

Nos videojogos actuais, muito trabalho e dinheiro é investido no aumento da imersão do jogador no jogo. Em departamentos como os gráficos, física e narrativa melhoram de ano para ano na tentativa de se tornarem o mais reais possível. Infelizmente, o mesmo não esforço não se verifica na credibilidade das relações entre personagens. O nosso trabalho foca-se na melhoria das interacções entre o jogador e vendedores em jogos. Actualmente, na maioria dos jogos, as acções de um jogador, em nada afectam o comportamento dos vendedores ou o inventário que vendem. Nós estudamos e usámos princípios de arquitecturas sociais existentes e comportamento de vendedores de forma a criar um modelo genérico que pode ser aplicado a videojogos para melhorar a experiência do jogador em termos de imersão quando interagindo com esses vendedores, tendo sempre em conta a quantidade de autoria necessária para a criação deles. Uma versão abreviada do modelo criado foi implementada e testada no jogo Conan Exiles usando a ferramenta de modding deste. Os resultados destes testes foram bastante positivos, vendedores com o nosso modelo provaram ser significantemente mais agradáveis e credíveis em relação ao vendedor sem o modelo, e também se verificou que não existiu compromisso de "flow" nas interacções. Também se verificou uma quase unanimidade na preferência dos vendedores com o modelo implementado em relação ao vendedor sem ele.
vendedor, social, videojogos, Conan Exiles

Novembro 3, 2017, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Alexandre Simões dos Santos

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar