Dissertação

Learning in Collective Dilemmas EVALUATED

Entender a emergência do comportamento altruísta nas populações é fundamental para compreender a própria natureza humana e indispensável na criação de ambientes que favoreçam a cooperação entre indivíduos. Embora a cooperação altruísta pareça inviável para o indivíduo, esta encontra-se amplamente espalhada pelo mundo animal. Existem vários exemplos disto: deste caçadas em grupo, atividades comunitárias e os acordos entre países para promover sustentabilidade ecológica. Muitos destes cenários podem ser formulados como um jogo de bens públicos, que é o principal foco desta tese. A Teoria de Jogos Evolutiva é uma ferramenta poderosa para estudar as interações complexas que existem numa população, assumindo que os indivíduos se adaptam através de aprendizagem social. Vários trabalhos recorrem, com sucesso, à Teoria de Jogos Evolutiva para explicar que mecanismos permitem que a cooperação consiga vencer o comportamento egoísta no mundo real. No entanto, permanece inexplorada a possibilidade da cooperação emergir num cenário em os agentes aprendem recorrendo apenas à sua experiência individual. Será a cooperação capaz de emergir por aprendizagem individual? Esta é a questão que motivou este trabalho. Com este trabalho conseguimos compreender um pouco melhor como é que indivíduos egoístas e racionais se comportam quando apresentados com a hipótese de sofrerem um custo para darem um benefício a outro. Apesar destas ideias parecem contraditórias, neste trabalho é mostrado que estes agentes egoístas escolhem cooperar, em certas circunstâncias.
Cooperação, Jogos de bens Públicos, Teoria de Jogos Evolutiva, Aprendizagem por Reforço, Q-learning, Aprendizagem Social

Novembro 2, 2016, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Francisco João Duarte Cordeiro Correia dos Santos

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Fernando Pedro Pascoal dos Santos

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Colaborador Não Remunerado Docente