Dissertação

SmartBoards EVALUATED

A motivação dos alunos é importante para permitir-lhes que se destaquem na escola. No entanto, por vezes é difícil de conseguir motivação para estudar. Uma técnica cada vez mais utilizada para tentar aumentar a motivação é chamada Gamificação. Esta técnica utiliza elementos de jogo em contextos não-jogo para aproveitar o poder motivação dos jogos. Esta Gamificação é usada pela disciplina de Produção de Conteúdos Multimédia (PCM) no Instituto Superior Técnico (IST). Um estudo sugere que os alunos entendem a disciplina como mais motivadora do que as outras, mas embora ela seja percebida desta forma, alguns resultados sugerem que a aplicação de gamificação pode ter uma influência negativa sobre as pessoas, devido à perceção de competição ou outros aspectos negativos da gamificação. Para tentar minimizar esta influência desenvolvemos uma aplicação web capaz de apresentar conteúdo diferente para diferentes alunos. Esta aplicação web substitui um sistema antigo, que gerava páginas estáticas usando um script, por um sistema novo, que é modular, configurável e permite alterar a apresentação de cada página com facilidade. Usando as ferramentas disponíveis no novo sistema, é possível criar uma vista diferente a ser apresentada a diferentes alunos, atendendo aos seus perfis de aprendizagem e de jogo, e apresentando assim a cada um, uma experiência sob medida, mais motivadora e envolvente. Para avaliar a usabilidade desta funcionalidade foram realizados testes com utilizadores, que mostraram que estes gostaram da forma como o sistema funcionava. No teste de System Usability Scale a pontuação foi positiva, com uma pontuação média de 81.
gamificação, educação, motivação, diferenciação de vistas, aplicação web

Novembro 11, 2016, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Joaquim Armando Pires Jorge

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático