Dissertação

Using Gamification to Increase Scrum Adoption EVALUATED

A resistência dos programadores para seguirem os processos de trabalho da sua empresa, tal como o Scrum, é um grande desafio para as empresas de IT. Esta resistência pode levar a diversos problemas, como as falhas no cumprimento dos prazo e projetos que não vão de encontro às necessidades dos clientes ou com dificuldades de se adaptarem a novos requisitos, o que leva a uma possível perda de clientes e aumento dos custos para a empresa. O Scrum permite resolver os problemas acima referidos, e por isso é fundamental que este seja adotado pelos programadores. Neste documento, propõe-se e testa-se uma solução gamificada, que pretende mudar o comportamento dos programadores, reduzindo a sua resistência à mudança. Uma análise de literatura é feita de modo a validar o problema. E de seguida é apresentada uma solução que pretende motivar os programadores a utilizarem o Scrum do Jira, através da utilização de mecanismos de feedback, recompensas, short-term wins, e, diversão. Design Science Research é a metodologia usada para guiar este trabalho e para estruturar este documento. Foi efetuada uma simulação numa empresa de IT que usa o Jira como interface para o Scrum, e de seguida foi feita uma demonstração num ambiente académico, com estudantes de informática que estavam a utilizar o Jira para gerir a sua dissertação com Scrum. Por fim, a avaliação foi feita usando a Strategic DSR Evaluation Framework, e recorrendo a uma análise da simulação efetuada e dos dados recolhidos na demonstração.
Scrum, programadores, resistência, gamificação, mudança de comportamento, design science research

Novembro 10, 2016, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado