Dissertação

Using Bayesian Networks to Support Believable Expression of Emotions in Games EVALUATED

Como as emoções demonstradas pelas personagens de jogos tendem a ser fabricadas, foi formulada a hipótese que usando uma Rede Bayesiana para prever o que acontecerá num ambiente de jogo poderá suportar uma expressão de emoções mais credível. Foram conduzidos testes num jogo de aventura feito de raíz e usando um modelo anticipatório do que poderá acontecer a uma personagem versus um modelo reativo. Embora não tenha sido encontrado qualquer indício de que este novo modelo podesse superar o modelo reativo, os resultados indicam que o hardware usado pelo jogador poderá ser um fator importante para melhorar a credibilidade de uma personagem, tanto em termos de compreender o que esta está a pensar ou sentir, como também de perceber o que esta espera acontecer no futuro. Embora não seja estatisticamente significante, a variável relacionada com o ambiente envolvente da personagem - uma dimensão trabalhada na criação solução - encontra-se próxima de significância. Por outro lado, os resultados podem não ser completamente precisos: se algumas características tais como as animações da personagem fossem melhoradas, talvez os resultados encontrados tivessem sido diferentes dos expostos.
Credibilidade, Emoções, Redes Bayesianas, Personagens Sintéticas, Jogos.

dezembro 3, 2021, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado