Dissertação

Conveying Believable Emotions Through Control Modulation EVALUATED

As personagens virtuais em videojogos podem retratar uma ampla gama de emoções. Um desafio comum no desenvolvimento de jogos focados em narrativa é equilibrar jogabilidade interessante com a expressão da visão do artista na personagem. A relação entre um jogador e a sua personagem depende deste equilíbrio entre agência e expressão emocional, e desta forma o controlo que o jogador tem sobre a personagem ocupa um lugar primário na forma como estes dois elementos interagem. Este trabalho explora como um modelo computacional para modular o controlo do jogador sobre a sua personagem afeta a sua relação com essa personagem, particularmente como o nível de empatia que sente por ela é afetado. Em geral, o modelo desenvolvido parece não afetar de forma significativa a relação empática do jogador com a sua personagem. No entanto, parece haver uma tendência do modelo para aumentar a resposta emocional positiva do jogador relacionada à expressão emocional negativa da sua personagem. Adicionalmente, a escolha de dispositivo de controlo do jogador parece ter um impacto significativo na relação com a sua personagem, indicando que essa escolha deve ser tida em consideração no desenvolvimento de experiências interativas nas quais a empatia jogador-personagem é um foco.
Expressão Emocional, Modulação de Controlo, Empatia, Movimento

novembro 26, 2021, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado