Dissertação

Building chatbots for customer support: fast and serious EVALUATED

Agentes conversacionais são usados numa grande variedade de áreas que auxiliam o utilizador a completar uma tarefa. No entanto, para criar um agente conversacional, é necessária uma grande quantidade de dados, o que dificulta o processo de desenvolvimento para a criação de agentes para novas tarefas. Para abordar este problema, investigamos como acelerar o processo de desenvolvimento de agentes conversacionais na ferramenta Rasa. Primeiro, oferecemos duas ferramentas que através do uso da informação disponível nas bases de dados do MultiWOZ e Taskmaster-1, é capaz de criar um agente conversacional. Posteriormente, conduzimos avaliações automática e humana, que demonstram que é possível acelerar o processo de desenvolvimento de agentes conversacionais. Os resultados das nossas avaliações realçam a importância da informação anotada, tal como slots, os valores correspondentes, as intents das mensagens do utilizador e também a informação que é perguntada por parte do utilizador. Por último, fornecemos uma ferramenta que usando um agente conversacional do Rasa criado para o domínio de restaurantes, é capaz de criar um agente conversacional para o domínio dos hotéis. Os resultados obtidos na avaliação sugerem que é possível acelerar o processo de desenvolvimento de agentes conversacionais para novas tarefas usando informação de agentes conversacionais pré-existentes.
Agentes Conversacionais, Rasa Open Source, MultiWOZ, Taskmaster-1, Transferência de conhecimento, Desenvolvimento

novembro 26, 2021, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria Luísa Torres Ribeiro Marques da Silva Coheur

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado