Dissertação

Learning on Navigation Information Presentation for Motorcycle Head-Up Displays EVALUATED

Os motociclistas tem dificuldade em obter informação de navegação. Dispositivos acessórios montados no guiador obrigam o condutor a desviar a sua atenção da estrada e head-up displays para motociclos apenas têm vindo a aparecer mais recentemente, mas parece haver variadas forma de apresentar informação de navegação, tal como posição, quantidade, formatos e cor. Esta dissertação explora diferentes parâmetros em navegação turn-by-turn, tal como formatos de setas, cores e duas possibilidades de estabilização de informação que mudam a percepção do utilizador: fixo na viseira e fixo no mundo. Devido aos riscos e dificuldades presentes em testar uma interface de Realidade Aumentada para motociclos numa estrada, este trabalho usa Realidade Virtual para simular o mundo real em todas as fases de teste. A análise dos resultados mostra que há uma preferência por parte dos utilizadores pelos formatos mais completos em informação referente ao cruzamento a que se referem e pela cor verde, na versão da informação fixa no mundo. As opiniões ficaram igualmente divididas em relação à cor na versão fixa na viseira. A versão da informação fixa no mundo teve uma performance ligeiramente melhor, principalmente a nível do número de colisões com os arredores. Com base nestes dados, a versão da informação fixa no mundo aparenta ter potencial para ser mais segura e proporcionar uma melhor experiência de condução. Uma investigação mais aprofundada, em diferentes ambientes e contextos e a transição para o mundo real é necessária para verificar e generalizar estes resultados.
motociclo, navegação, realidade virtual, head-up display, assistência à condução

novembro 15, 2019, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado