Dissertação

Game Simulation Engine Optimization EVALUATED

Este documento descreve o processo de optimização feito sobre simulações de batalhas de um jogo de estratégia multijogador online passado na idade média, com o objectivo de melhorar significativamente o desempenho dessas simulações. O processo começou por criar um conjunto de testes de forma a analisar o desempenho actual do motor de jogo em que as simulações correm. Com esta análise, fomos capazes de identificar problemas e guiar o resto do processo de optimização. Foram definidas duas abordagens para atingir o objectivo principal: optimizar a versão actual do motor de maneira a não alterar o algoritmo que define a batalha; e implementar por completo o jogo com um design concorrente de modo a tirar partido das características de concorrência da linguagem de programação usada no motor de jogo. Estas duas abordagens originaram duas implementações diferentes do motor de jogo: a versão Optimizada e a versão Concorrente. Com as duas versões implementadas, foi feita uma análise de desempenho das duas versões e da versão original do motor, usando cenários de batalha do jogo. Nos cenários mais pequenos, o desempenho das três versões foi muito parecida, por outro lado, nos cenários maiores, a versão Optimizada foi 3 a 4 vezes mais rápida que a versão original e a versão Concorrente 4 a 5 vezes.
Optimização, Desempenho, Simulação, Batalha, Concorrência, Go.

Junho 5, 2017, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Manuel Ferreira Rito da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Pedro Alexandre Simões dos Santos

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar