Dissertação

Artificial Player for the Competitive Game Geometry Friends EVALUATED

Este trabalho tem o objetivo de melhorar a inteligência artificial de um agente com a forma de um círculo, cujo objetivo é colecionar todos os diamantes disponíveis em cada nível de um jogo de plataformas chamado Geometry Friends. Este jogo faz parte das competições de Inteligência Artificial da Conferência IEEE CIG, em que os participantes submetem os seus agentes para que sejam testados em níveis de jogador único e cooperativos. A solução para a implementação destes agentes é baseada numa abordagem de Reinforcement Learning (algoritmo SARSA) e divide o problema de resolver o jogo em três sub-problemas: resolver uma plataforma, decidir a plataforma seguinte e mover de uma plataforma para outra. O primeiro e terceiro sub-problemas serão focados ao longo desta dissertação, em que o agente será testado num conjunto de níveis simples mas bastante diferentes e simétricos que focam problemas típicos que o jogador defronta num nível normal.
Inteligência Artificial, Geometry Friends, Aprendizagem por Reforço, Agente Virtual, Jogo de Plataformas, Algoritmo SARSA

Junho 2, 2017, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Francisco António Chaves Saraiva de Melo

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado