Dissertação

An Interactive Tangram Game For Autistic Children EVALUATED

Este trabalho explora a utilização de um robô social como uma ferramenta em sessões de terapia, para auxiliar crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEAs) durante o jogo Tangram. O nosso objectivo era transformar o Tangram original num estimulante jogo de tablet no mesmo ambiente. Para conseguir isso, incluímos um robô humanóide - NAO. O jogo tem duas condições: o Modo Tutor e o Modo Colega. Na primeira condição, o robô fornece pistas acerca do jogo quando a criança experiencia dificuldades. Este modo é direccionado para crianças que têm dificuldade a jogar este tipo de jogos. Na segunda condição, o robô joga com a criança em modo de troca de turnos. Este modo proporciona o estudo da capacidade da criança a respeitar a troca de turnos e a eficiência do robô a estabelecê-los. Oito crianças com PEAs participaram neste estudo, com o objectivo de analisar a evolução das suas capacidades de troca de turno, a sua performance e atenção no jogo, e ainda os efeitos do robô durante a terapia. Cada participante foi analisado como um só. Os resultados indicam que no Modo Tutor o robô foi capaz de manter a atenção da criança no jogo e de ajudar na maior parte das vezes que foi necessário. No Modo Colega o robô também conseguiu manter o foco da criança no jogo e foi capaz de estabelecer turnos para a maior parte dos participantes. Este estudo mostra que as crianças alvo podem beneficiar do uso de robôs para fins terapêuticos.
Robô Social, Perturbações do Espectro do Autismo, Crianças, Intervenção Terapêutica, Interacção Robô-Humano

junho 6, 2016, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Maria Severino de Almeida e Paiva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Francisco António Chaves Saraiva de Melo

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar