Dissertação
An Interactive Tangram Game For Autistic Children EVALUATED
Este trabalho explora a utilização de um robô social como uma ferramenta em sessões de terapia, para auxiliar crianças com Perturbações do Espectro do Autismo (PEAs) durante o jogo Tangram. O nosso objectivo era transformar o Tangram original num estimulante jogo de tablet no mesmo ambiente. Para conseguir isso, incluímos um robô humanóide - NAO. O jogo tem duas condições: o Modo Tutor e o Modo Colega. Na primeira condição, o robô fornece pistas acerca do jogo quando a criança experiencia dificuldades. Este modo é direccionado para crianças que têm dificuldade a jogar este tipo de jogos. Na segunda condição, o robô joga com a criança em modo de troca de turnos. Este modo proporciona o estudo da capacidade da criança a respeitar a troca de turnos e a eficiência do robô a estabelecê-los. Oito crianças com PEAs participaram neste estudo, com o objectivo de analisar a evolução das suas capacidades de troca de turno, a sua performance e atenção no jogo, e ainda os efeitos do robô durante a terapia. Cada participante foi analisado como um só. Os resultados indicam que no Modo Tutor o robô foi capaz de manter a atenção da criança no jogo e de ajudar na maior parte das vezes que foi necessário. No Modo Colega o robô também conseguiu manter o foco da criança no jogo e foi capaz de estabelecer turnos para a maior parte dos participantes. Este estudo mostra que as crianças alvo podem beneficiar do uso de robôs para fins terapêuticos.
junho 6, 2016, 11:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Ana Maria Severino de Almeida e Paiva
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Catedrático
ORIENTADOR
Francisco António Chaves Saraiva de Melo
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar