Dissertação

RoadAhead - enhanced vision for traffic management EVALUATED

Ao longo dos últimos anos o congestionamento rodoviário tornou-se num problema sério afetando todos os dias milhões de automobilistas. De forma, a atenuar este problema diversos sistemas têm vindo a ser desenvolvidos. A maioria destes sistemas utiliza geralmente uma arquitetura centralizada denominada Vehicle-to-Infrastructure (V2I). No entanto, esta arquitetura apresenta diversas desvantagens em relação ao seu tempo de resposta e tolerância a faltas. Assim sendo, a fim de resolver estes problemas novas arquiteturas tais como a Vehicle-to-vehicle (V2V) e Vehicle-to-vehicle-to-infrastructure (V2V2I) têm vindo a ganhar interesse nestes últimos anos. Contudo, estas arquitetura requerem a instalação de equipamento extra nos veiculos de forma a operarem corretamente. Devido a estes problemas, propomos neste trabalho um sistema descentralizado denominado por RoadAhead que é por si só uma extensão e melhoria da arquitetura V2I, em relação ao tempo de resposta. Este sistema oferece uma visão mais ampla da condições de tráfego em tempo real, a fim de ajudar os automobilistas a tomar decisões mais prontamente quando comparado com a situação atual. Isto é realizado através da instalação de sensores rodoviários ao longo das estradas, que recolhem informações relevantes sobre o tráfego atual (e.g. a velocidade instantânea do veiculo). Posteriormente, estas informações são analisadas e apresentadas aos automobilistas, utilizando diodos emissores de luz dispostos ao longo das vias, que mudam a sua cor de acordo com as condições de tráfego (i.e. Verde, Amarelo, Vermelho).
sistemas de transporte inteligentes, congestionamento rodoviário, visibilidade aumentada, informação em tempo real, sensores rodoviários, diodo emissor de luz

junho 2, 2016, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Jorge Pires Ferreira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado