Dissertação
RoadAhead - enhanced vision for traffic management EVALUATED
Ao longo dos últimos anos o congestionamento rodoviário tornou-se num problema sério afetando todos os dias milhões de automobilistas. De forma, a atenuar este problema diversos sistemas têm vindo a ser desenvolvidos. A maioria destes sistemas utiliza geralmente uma arquitetura centralizada denominada Vehicle-to-Infrastructure (V2I). No entanto, esta arquitetura apresenta diversas desvantagens em relação ao seu tempo de resposta e tolerância a faltas. Assim sendo, a fim de resolver estes problemas novas arquiteturas tais como a Vehicle-to-vehicle (V2V) e Vehicle-to-vehicle-to-infrastructure (V2V2I) têm vindo a ganhar interesse nestes últimos anos. Contudo, estas arquitetura requerem a instalação de equipamento extra nos veiculos de forma a operarem corretamente. Devido a estes problemas, propomos neste trabalho um sistema descentralizado denominado por RoadAhead que é por si só uma extensão e melhoria da arquitetura V2I, em relação ao tempo de resposta. Este sistema oferece uma visão mais ampla da condições de tráfego em tempo real, a fim de ajudar os automobilistas a tomar decisões mais prontamente quando comparado com a situação atual. Isto é realizado através da instalação de sensores rodoviários ao longo das estradas, que recolhem informações relevantes sobre o tráfego atual (e.g. a velocidade instantânea do veiculo). Posteriormente, estas informações são analisadas e apresentadas aos automobilistas, utilizando diodos emissores de luz dispostos ao longo das vias, que mudam a sua cor de acordo com as condições de tráfego (i.e. Verde, Amarelo, Vermelho).
junho 2, 2016, 16:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado