Dissertação

Gameplay Aware Emotional Model for Virtual Characters in Video Games EVALUATED

Vídeo jogos estão hoje apostando cada vez mais na criação de experiências de jogo imersivas a fim de se destacarem no mercado ferozmente competitivo em que eles existem. Apostando fortemente em cutscenes animadas, actores de voz e animação cuidadosa, designers vídeo jogos não contam eventos que ocorrem dinamicamente – ao fazer isto a personagem do jogador torna-se, quando fora de um evento animado, um boneco sem alma, quebrando de imersão e credibilidade. Pretendemos melhorar a experiência de jogo através da criação de um modelo dinâmico emocional cabido para o personagem do jogador. Para isso, propusemos uma solução de um modelo dimensional emocional que mapeia o conteúdo relevante de jogabilidade em duas dimensões de expectativa e de valência. Esta solução proposta foi testada com uma amostra de 61 pessoas. Dos resultados, conseguimos concluir que houve um aumento estatisticamente significativo em como o jogador percepciona eventos da sua personagem no passado, presente e possíveis eventos quando comparado com o padrão da indústria de vídeo jogos, promovendo uma melhor experiência de jogabilidade.
Computação affectiva, imersão, credibilidade, video jogos, modelos dimensionais, modelação emocional

Junho 2, 2016, 14:35

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar