Dissertação

IST Shuttle - Booking, management and monitoring service EVALUATED

O crescente problema de mobilidade entre vários pontos da cidade e os campi do IST evidenciam o serviço de shuttle como uma das mais importantes soluções para estas dificuldades. Traz ainda novos desafios relacionados com a emissão de bilhetes, evasão de fraudes e serviços de transporte eficientes no custo. O IST oferece à sua comunidade um serviço de shuttle gratuito entre os campi do Taguspark e da Alameda e outros pontos da cidade. Este serviço é assegurado por uma transportadora contratada. O shuttle tem diversas rotas, paragens e horários estáticos. Toda a gestão é feita manualmente num processo entediante e não optimizado, impossibilitando que este serviço supere as necessidades dos seus passageiros em tempo real. Além disso, é frequente haver problemas na ocupação de lugares, levando a veículos sobrelotados ou por vezes, quase vazios. Este trabalho propõe um serviço de Reservas, Gestão e Monitorização (BMM) dinâmico e em tempo real para o shuttle do IST. Os membros da comunidade poderão aceder, em tempo real, à plataforma central e reservar lugares ou monitorizar o estado dos veículos. Um sistema embebido é instalado em cada veículo e concede o acesso a utilizadores autorizados, dando prioridade aos que tiverem reservado um lugar. Este sistema comunica periodicamente com a plataforma central, informando sobre a sua localização, velocidade e ocupação de lugares naquela carreira. O serviço foi validado no terreno com testes piloto e os resultados mostram que o sistema se encontra pronto para ser instalado e que melhora a experiência dos utilizadores do shuttle.
Gestão de mobilidade, Sistemas de Reserva em tempo real, Serviço Shuttle

Abril 17, 2015, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Teresa Maria Sá Ferreira Vazão Vasques

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado