Dissertação

Gamification and Engagement of Tourists and Residents in Public Transportation exploiting location-based technologies EVALUATED

Com as cidades a ficarem cada vez mais congestionadas, existe a necessidade de reduzir o numero de carros nas estradas. Para isto, é necessário maximizar o potencial do transporte público, tornando-o atractivo, e uma alternative conveniente, e integrando o transporte público com a vida das pessoas, criando um meio de transporte apelativo, e melhorando o ambiente urbano. Actualmente, existe um maior cuidado na utilização de transportes que sejam sustentáveis a nível ambiental. Como tal, há a necessidade de criar uma maior ligação entre o utilizador e o meio de transporte. Gamificação, o uso de elementos de jogo, em contextos que não de jogos, mostra obter resultados bastante interessantes, ao fomentar interesse em actividades que outrora não o tinham. Quando ligamos gamificação e transportes, desenvolvemos um projecto que altera a forma como as pessoas vêem os transportes, adicionando interesse ao serviço. Esta solução é baseada numa aplicação móvel, que combinada com tecnologias wireless de baixo-alcance, permite atrair utilizadores e fomentar o interesse destes durante os tempos de espera pelos transportes, ou inclusive os convidar a conhecer determinado local. Associado a isto, existem também actividades ao ar livre relacionadas, onde são incluídas actividades de colecção de items, ou até de procura de items físicos, através de um conjunto de pistas, explorando a rede de transportes local. Para avaliar esta solução, trabalhamos em colaboração com a empresa Horários do Funchal, para avaliar os resultados estatísticos.
Tecnologias Wireless, Envolvimento, iBeacon, Gamificação, Aplicação Móvel

junho 5, 2019, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Duarte Nuno Jardim Nunes

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Cátia Prandi

Madeira Interactive Technologies Institute, M-ITI

Investigadora