Dissertação

Go-Together - A novel trajectory-based journey sharing platform for collective events EVALUATED

Os automóveis estão enraizados no nosso modo de vida e são de longe o transporte terrestre mais utilizado. No entanto, o seu uso acarreta um custo financeiro, psicológico e ambiental. Numa procura por soluções e alternativas, a partilha de carro surge como uma opção promissora e viável. Apesar de a partilha de carro poder ser planeada de boca em boca, o crescimento de algumas plataformas proeminentes tem provado que é uma área que beneficia de soluções online. O desafio intrínseco a estas plataformas é o de agrupamento de utilizadores. As aplicações comuns fazem um agrupamento 1-para-n, visto que a sua utilização é iniciada para uso pessoal. Esta dissertação explora a implementação de uma plataforma focada em eventos colectivos, que são partilhados entre conhecidos, e que calcula o melhor agrupamento de participantes. Este foco torna as soluções existentes insuficientes devido há mudança de paradigma para n-para-n, que, em nosso conhecimento, nunca foi previamente abordado. Múltiplos métodos e tecnologias foram analisados para providenciar uma solução eficiente, escalável e capaz de calcular a melhor (ou quase melhor) rota possível. Os utilizadores interagem com a plataforma através de uma aplicação móvel onde colocam os seus parâmetros. De seguida, o backend agrupa os utilizadores empregando uma combinação de heurísticas e optimizações combinatórias para minimizar a distância percorrida e o número de carros. Com a nossa avaliação descobrimos que as soluções de optimização combinatória produzem os melhores resultados. No entanto, as abordagens heurísticas sobressaem em eventos maiores.
Partilha de carro, Eventos colectivos, Aplicação móvel, Agrupamentos, Heuristicas, Optimização combinatória

Maio 30, 2019, 10:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

João Pedro Faria Mendonça Barreto

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar