Dissertação

Citizen Science anda Game with a Purpose to Foster Biodiversity Awareness and Bioacoustic Data Validation EVALUATED

Ao longo do tempo, a humanidade tem contribuído bastante para destruição do ambiente. Por consequente, iniciativas que visem a monitorização e conservação da natureza têm-se tornado cada vez mais importantes, especialmente as iniciativas que envolvam os cidadãos. Durante a nossa pesquisa, concluímos que a junção de game design com projectos de Ciência Cidadã aumenta a participação e dedicação dos participantes, resultando no sucesso do projecto. Com isto em mente, criámos um projecto que combina Ciência Cidadã, game design e sensores bioacústicos, criando um jogo móvel com o propósito de ajudar a classificar sons de animais numa determinada área. Através de diferentes modos e mecânicas de jogo suportamos a análise de dados recentes e antigos através dos nossos jogadores na proximidade de onde esses dados foram extraídos ou em outro local qualquer, através de uma experiência agradável e pedagógica. Assim, criámos um jogo com um conceito interessante que proporcionava aos jogadores uma experiência divertida e intrigante. Apesar de não termos conseguido adquirir dados suficientes para validar a mecânica de classificação de sons do jogo, os participantes na avaliação gostaram do jogo, e mostraram interesse em jogá-lo no futuro.
Ambiente, Monitorização de Biodiversidade, Ciência Cidadã, Bioacústica, Game Design

Novembro 8, 2018, 10:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Duarte Nuno Jardim Nunes

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Catia Prandi

M-ITI – Madeira Interactive Technologies Institute – LARSyS

Investigadora