Dissertação

Legibilidade de Livros de Ensino de Português EVALUATED

Estudos demonstram que os alunos portugueses, comparando com outros países da OCDE, apresentam taxas de literacia de leitura abaixo da média. Este fato pode ser problemático, já que a capacidade de leitura desempenha um papel central, não apenas no desempenho acadêmico, mas também no sucesso profissional do aluno. Partindo do pressuposto de que esta habilidade é adquirida ao longo da vida escolar, seria interessante verificar se uma possível razão para esta baixa capacidade de leitura estaria nos próprios livros didáticos, mais concretamente, na ausência de correspondência entre a dificuldade e o ano de escolaridade para o qual foram editados. O objetivo principal deste projeto foi classificar um conjunto de textos, pertencentes a um corpus de manuais escolares de português, de acordo com seu grau de dificuldade, utilizando um conjunto de parâmetros linguísticos. Desta forma, desenvolveu-se um sistema com a capacidade de avaliar a inteligibilidade de um texto. Na primeira fase, foi realizado um estudo para avaliar as abordagens e ferramentas já utilizadas neste contexto. Posteriormente, foi desenvolvido um sistema de processamento de linguagem natural, capaz de extrair um conjunto de parâmetros linguísticos, representativos da dificuldade de um determinado texto. Quatro classificadores foram desenvolvidos, treinados com os parâmetros extraídos e diferentes combinações de escalas no corpus de manuais escolares. O melhor classificador, na escala de 8 níveis (5º ao 12º ano), obteve uma precisão de 29,16%, enquanto na escala simplificada de 3 níveis (2º e 3º Ciclos e Ensino Secundário), alcançou uma precisão de 59,37%.
Inteligibilidade, Métricas de inteligibilidade, Classificador de inteligibilidade

novembro 6, 2018, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Nuno João Neves Mamede

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Jorge Manuel Evangelista Baptista

Universidade do Algarve

Professor Associado