Dissertação

A Procedural Quest Generator for Conan Exiles EVALUATED

A dissertação desenvolve um modelo de geração procedimental de missões para jogos de computador. Este modelo ambiciona ser capaz de gerar histórias iterativas para Role Playing Games (RPGs) suficientemente credíveis para rivalizar com aquelas produzidas por autores humanos. O sistema proposto utiliza uma gramática derivada da análise estrutural das principais missões do aclamado jogo, "The Witcher 3 - The Wild Hunt". Do ponto de vista da teoria, o nosso modelo estende o trabalho de outros autores em missões MMORPG por forma a acomodar gramáticas capazes de representar missões mais complexas. O modelo proposto foi implementado num sistema de missões para o jogo Conan Exiles, que presentemente carece desse sistema. Finalmente, o sistema foi testado com jogadores reais. Os resultados dos testes foram muito promissores pois, não obstante a natureza experimental da implementação, o introdução do sistema de missões não piorou a satisfação global dos jogadores de Conan Exiles. Acreditamos que a capacidade de gerar histórias coerentes e credíveis sem autoria humana tem um valor comercial importante, pois reduz o tempo e os recursos necessários ao desenvolvimento de conteúdos.
geração procedimental, narrativa interativa, rpg, missão, história, conan exiles

Novembro 3, 2017, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Miguel De Sousa de Assis Dias

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Pedro Alexandre Simões dos Santos

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar