Dissertação

CiF-Bannerlord, a Social Artificial Intelligence System for Mount and Blade II: Bannerlord EVALUATED

Mount and Blade II: Bannerlord é um jogo complexo que procura simular um mundo medieval e realistico. Este jogo oferece um mundo extenso e imersivo que permite interpretar personagens criadas pelo jogador e conversar ou conviver com personagens virtuais. Apesar disto existe certos aspectos que podem ser melhorados de modo a oferecer uma experiência mais completa através das relações e interações com estas personagens virtuais. Este projeto procura desenvolver um sistema de Inteligência Artificial Social para um jogo AAA de modo a oferecer um mundo mais imersivo. Este sistema consiste em criar um grupo de personagens (NPCs) com personalidades, crenças unicas e com vontades e problemas pessoais. Foi desenvolvido e aplicado um modelo social existente chamado CiF (Comme il Faut). Para testar o sucesso das mudanças trazidas pelo modelo CiF, foram feitos tests com utilizadores. Houve um total de trinta e um participantes nos testes. Com base nestes testes foi possível deduzir o sucesso positivo que a implementação deste modelo social revelou no jogo Mount and Blade II: Bannerlord.
Personagens, Inteligência Artificial Social, Mount and Blade II: Bannerlord;

novembro 16, 2021, 13:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Alexandre Simões dos Santos

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

João Miguel de Sousa de Assis Dias

Universidade do Algarve

Professor Auxiliar