Dissertação

Highlight The Path Not Taken to Add Replay Value to a Storytelling Video Game EVALUATED

Narrativas ramificadas são um formato de narrativa interativa que apresenta aos jogadores momentos de decisões para o jogador tomar, no entanto, somente depois de serem mostradas as consequências delas é que os jogadores eles têm a chance de refletir sobre elas. É através de ações e inações que o sentimento de arrependimento é criado no jogador, isto faz querer jogar o jogo novamente. Embora, tradicionalmente, os videojogos tendem a não concentrar muito nas inações dos jogadores, deixando os jogadores ignorantes face a todas as ramificações possíveis dentro da narrativa. Este estudo tem como objetivo testar a possibilidade de melhorar o replay value, dando feedback aos jogadores sobre suas inações. Após uma pesquisa na área do storytelling e psicologia do arrependimento, foi criado um jogo text-based narrativo com geração de feedback para as ações e inações dos jogadores. Foi realizada um estudo com 64 participantes que jogaram a narrativa e responderam a um questionário. Os participantes foram divididos em dois grupos, um grupo com o sistema de geração de feedback, e o outro grupo sem. Comparando os sistemas, os resultados mostraram uma forte correlação entre o feedback e um aumento da reação afetiva dos jogadores. O feedback também apresentou um maior número de replays de jogadores que normalmente não costumam jogar novamente, e menos desafio por parte dos jogadores que o costumam. Concluindo que destacar o caminho não escolhido melhorou a experiência de jogo sem criar remorso, mas sim mostrando o que poderia ter acontecido, aumentando então o replay value.
Rejogabilidade, Narrativa, Ramificação, Inação, Consequência

janeiro 13, 2021, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar