Dissertação

A new interaction experience in Extended Play at Faraday Museum EVALUATED

Os museus têm conhecimentos a partilhar, são lugares para aprender, que nos podem ensinar, sobre o passado, o presente e fazer-nos pensar sobre o futuro. No entanto, apesar de serem cada vez mais interactivos, os museus não estão a aproveitar ao máximo o potencial interactivo que poderiam. Hoje em dia, há uma oportunidade de aproveitar ao máximo, beneficiando de novas tecnologias como a Realidade Aumentada. Usando o museu Faraday, como exemplo, tentamos resolver este problema, desenvolvendo uma aplicação móvel de Realidade Aumentada, que cativa e aumenta os artefactos do museu. Seguindo uma abordagem de Design Centrado no Utilizador e uma metodologia de experiência do utilizador, a experiência será baseada numa abordagem de aprender fazendo, criando um ambiente de aprendizagem interactivo. O objecto escolhido para aumentar é o Raio Catódico, que permite controlar um feixe de electrões (e-bean) através da alteração do campo eléctrico e magnético. Também será possível interagir com o objecto através da aplicação, assim como receber dicas e explicações. Esta aplicação é a continuação do trabalho de dois estudantes do IST e tem tido sucesso não só no seio da comunidade de preservação da cultura da Universidade de Lisboa, mas também entre os potenciais utilizadores. Testamos a aplicação em termos de user experience, para avaliar a sua interface e jogabilidade, tendo tido resultados bastante positivos.
Realidade Aumentada, Aplicação Móvel, Unity, Vuforia, ambiente de aprendizagem interativo, Experiência de utilizador

janeiro 25, 2021, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado