Dissertação

Speech and Language Technologies Applied to the Therapy of Reading Disabilities EVALUATED

Aprender a ler é um processo a longo prazo que começa muito cedo e que geralmente resulta na aquisição de automatismo e fluência durante a leitura. No entanto, algumas crianças nunca atingem o nível de habilidade esperado para a sua idade. As dificuldades de leitura são as mais comuns entre as crianças com distúrbios de aprendizagem e, se não forem corrigidas, podem levar a problemas de comunicação, emocionais e académicos. Felizmente, a terapia da fala é uma boa oportunidade para aprimorar as capacidades de leitura de uma criança. Com a ajuda de tecnologia, as crianças podem complementar a sua terapia de forma acessível e confiável, seja ela de intervenção ou de avaliação da fala. O objetivo deste projeto é desenvolver uma ferramenta de terapia da fala destinada a crianças portuguesas europeias com dificuldades de leitura que combina gamificação e o reconhecimento e validação automático da fala.
Speech Therapy, Mobile Application, Phonological Awareness, Gamification.

Janeiro 28, 2021, 14:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Isabel Maria Martins Trancoso

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Alberto Abad Gareta

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar