Dissertação

GradeMe - Studying peer-grading in in-person learning EVALUATED

O uso da classificação por pares em ambientes educacionais tem sido estudado há vários anos e os resultados mostraram que é possível obter notas semelhantes entre alunos e professores, tornando a avaliação confiável e também aumentando a escala de determinados cursos, pois este método de avaliação alivia a carga de trabalho dos professores, permitindo mais cursos que usam aprendizagem mista combinado com capacidades de gamificação. A pesquisa atual, no entanto, não investigou se as relações sociais entre os alunos afetam as classificações dadas. Este trabalho foca-se nas relações sociais entre os estudantes do ensino superior, no seu estatuto sociométrico e como este pode afetar a precisão e a qualidade da classificação por pares num ambiente de aprendizagem mista gamificado. Usou-se uma versão aprimorada de um plug-in existente, destinado a trazer capacidades de classificação por alunos para a plataforma Moodle. Esta nova versão inclui novos recursos que permitem a recolha de informações sobre os relacionamentos de alunos com os seus colegas. No final do semestre, os dados foram recuperados e analisados. Não encontramos nenhuma indicação de bias significativo nas tarefas de avaliação por pares de alunos que demonstraram uma preferência ou descontentamento em relação a um determinado colega. Alunos de diferentes grupos de estatuto sociométrico apresentaram notas semelhantes com os professores em geral, embora certos grupos tenham demonstrado mais inclinação para fornecer notas deflacionadas e outros grupos para inflacionar. Em resumo, concluímos que, nesse contexto, a classificação por pares pode ser usada como uma forma legítima e imparcial de classificação.
Avaliação de Pares, Aprendizagem Mista, Ambientes de Aprendizagem Virtuais, Gamificação, Moodle.

novembro 29, 2019, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Daniel Jorge Viegas Gonçalves

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Hugo Miguel Aleixo Albuquerque Nicolau

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar