Dissertação

Visualising Data in NAPP Web Application EVALUATED

Os programas de mentorado aplicados no contexto académico têm demonstrado melhorar o aproveitamento académico dos estudantes. O Programa de Mentorado no campus do Taguspark do Instituto Superior Técnico tem tido um impacto positivo nos estudantes. Ainda assim, existem problemas de comunicação entre as partes envolvidas. O NAPP é um sistema que foi criado anteriormente para abordar estes problemas. A aplicação Web do NAPP é uma componente para ser usada pela coordenadora do programa como uma ferramenta de análise do desempenho escolar dos alunos. O protótipo anterior da aplicação Web não mostrava a informação necessária para a correta análise do desempenho escolar. Assim, foi criada uma nova aplicação que usa visualizações de dados para descrever o desempenho escolar dos alunos. Foram também feitas melhorias ao outro componente do NAPP, o protótipo de uma aplicação móvel que irá ser usada pelos mentores e mentorandos. Foi realizado um primeiro teste beta à aplicação móvel, durante 3 meses, com um pequeno grupo de alunos, que revelou que estes usaram a aplicação móvel pelo menos uma vez por semana, com a exceção de uma semana. Um teste de usabilidade à nova aplicação Web mostrou elevada satisfação por parte dos utilizadores (uma média de 95 pontos na SUS). O NAPP vai agora ser submetido a um teste formal que permitirá avaliar a importância do sistema para o Programa de Mentorado no Taguspark.
Programa de Mentorado, Sucesso Escolar, Apoio ao Estudante, Visualização de Dados

Novembro 8, 2018, 10:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Ana Isabel Baptista Moura Santos

Departamento de Matemática (DM)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

José Alberto Rodrigues Pereira Sardinha

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar