Dissertação

Keyword Based Framework for DLNA Acceptance Testing EVALUATED

Um teste de aceitação efetuado com sucesso demonstra que o mínimo de funcionalidade e de casos de uso pedidos pelo cliente se encontram operacionais. Até ao momento várias plataformas apresentaram soluções para testes de aceitação automáticas. No entanto as plataformas atuais não são capazes de providenciar uma resposta à especificidade dos testes DLNA, distribuídos e focados na interação entre os vários dispositivos. Do ponto de vista do utilizador, um exemplo típico DLNA será ter vários dispositivos multimédia (TV’s, telemóveis, etc..) e servidores com conteúdo multimédia (áudio, vídeo ou imagens) ligados à rede. Neste contexto todos os dispositivos durante o teste de aceitação estão a ser testados e não apenas um deles. Apresentamos uma abordagem de testes nova baseada nas comunicações entre dispositivos considerando até a possibilidade de as operações ocorrerem de forma paralela. Neste trabalho propusemos uma plataforma de testes de aceitação baseada num modelo de palavras chave. Cada dispositivo é mapeado na plataforma atraves de uma máquina de estados e cenários de testes mapeados em linguagem de alto nivel. Substituindo desta forma o teste manual por uma abordagem automática ao problema. Resultados mostram que a plataforma proposta reduz a necessidade de testes manuais nos testes de aceitação. Eliminando, portanto, parte das limitações associadas ao teste manual No entanto a plataforma por si só não classifica um teste como positivo ou negativo. Essa avaliação cabe ao software adicionado à plataforma para comunicar com o Sistema em testes. Influenciando em larga medida a perceção de qualidade dos resultados.
plataforma testes, testes aceitação, DLNA

novembro 27, 2015, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Carlos Serrenho Dias Pereira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Pedro Miguel dos Santos Alves Madeira Adão

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar