Dissertação

I Play, You Play: A  Framework for Card Games in a Multitouch Table EVALUATED

Existem enumeras variações dos jogos e um grande número de diferentes famílias. Normalmente, as pessoas juntam-se em torno de uma mesa para jogar às cartas mas, com o aparecimento dos jogos de vídeo, os aspetos sociais do tradicional jogo de cartas foram alvo de uma transformação. Em alternativa, as pessoas sentam-se em frente a um ecrã e jogam versões mais modernas dos mesmos jogos e interagem com outros sem terem que estar presentes no mesmo espaço físico. Investigadores têm tentado combinar as características tradicionais e mais modernas dos jogos de cartas, de forma criar uma extensão do jogo tradicional recorrendo diferentes tecnologias. O objetivo deste trabalho recai sobre a criação de uma framework para fazer jogos de cartas para mesas multi-toque, permitindo o desenvolvimento do estado e das regras dos jogos, e a integração de agentes autónomos capazes de os jogar. Mais importante é o facto destes jogos serem jogados com cartas físicas, utilizando marcadores que são detetados e identificados pela superfície multi-toque, permitindo uma interação direta e mais natural com os jogos desenvolvidos. De maneira a avaliar e validar a framework, foi desenvolvido um conhecido jogo de cartas Português: a Sueca. O jogo foi testado por grupos de três pessoas que jogaram com, e contra, um agente autónomo. Os resultados destes testes mostram que, por vezes, a identificação dos marcadores é errada. No entanto, a percentagem de identificações erradas é diminuída quando se limita o número de marcadores a comparar, resultando num menor impacto durante os jogos.
jogos de cartas, marcadores, framework de jogos de cartas, mesa multi-toque, robôs sociais

novembro 10, 2015, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Maria Severino de Almeida e Paiva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático