Dissertação

EMYS: a social robot that plays “Sueca” EVALUATED

A complexidade computacional de alguns jogos de cartas atrai o interesse de investigadores na área da Inteligência Artificial. Apesar do maior desafio ser a informação escondida, já existem algumas abordagens capazes the ultrapassar este problema, tais como metodologias baseadas em Monte-Carlo. Por outro lado, a componente social que os jogos com multi-jogadores apresentam é bastante forte e pode, no entanto, ser incluída num jogador artificial através de robôs que interagem com os outros jogadores. Deste modo, esta tese propõe o desenvolvimento de um jogador social de Sueca que é capaz de jogar o jogo enquanto comunica com jogadores humanos, melhorando a experiência do jogo. Este agente incluiu um módulo de IA capaz de decidir que carta jogar, com base no algoritmo Perfect Information Monte-Carlo. Para além disso, de maneira a estar socialmente presente durante o jogo, este agente também contém um módulo de decisão capaz de avaliar o estado do jogo e de produzir comportamentos verbais e não verbais adequados. Por fim, estudos com utilizadores revelaram comparações significativas com jogadores humanos, incentivando o futuro desenvolvimento deste trabalho.
Inteligência Artificial, Jogos de cartas, Informação escondida, Companheiro Interactivos, Comportamentos socialmente inteligentes

Novembro 4, 2015, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Maria Severino de Almeida e Paiva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Francisco António Chaves Saraiva de Melo

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar