Disciplina Curricular

Visualização de Informação VI

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2021

Contextos

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Tecnologias da Informação e Linguagem

Período:

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Interacção e Visualização

Período:

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Engenharia e Ciência de Dados

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objectivo é dar aos alunos os conhecimentos da área de visualização de informação que lhes permitam conceber e executar visualizações de grande impacto como veículo privilegiado para transmitir informação quantitativa e qualitativa. Será introduzida a área de Visualização de Informação após o que será ensinada uma metodologia para a análise de domínio e conceção de visualizações eficazes. Conhecida esta, serão discutidos os vários tipos de variáveis, dados (tabulares, redes, texto, etc.) e padrões a visualizar. Em seguida serão descritos os vários factores fisiologicos e psicológicos relevantes para a criação de uma boa visualização. Estudaremos os tipos de visualização de informação mais comuns e adequados para vários tipos de informação (grafos, séries temporais, etc.) e as técnicas de iteracção possíveis. Estudaremos ainda quais as abordagens mais correctas para avaliar aplicações de Visualização de Informação.

Programa

1. Introdução 2. Metodologia de Desenho 3. Datasets e variáveis 4. Factores Humanos na Visualização de Informação 5. Tipos e Técnicas de Visualização 6. Integração, Visualizações dinâmicas e animações 7. Complexidade 8. Legibilidade e Fidelidade nas Visualizações 9. Avaliação de Soluções de Visualização de Informação 10. Aplicações

Metodologia de avaliação

Projeto: 70% Exame: 30%

Componente de Competências Transversais

Os alunos irão desenvolver Competências Interpessoais ao ter que trabalhar em grupo nos laboratórios e para o projeto. Isto incluirá Trabalho de Equipa mas também Comunicação Escrita (rel. final e documentos dos Checkpoints), Comuniação Oral (apresentação em sala de aula nos Checkpoints) e liderança. Competências interpessoais estarão em causa na gestão da carga e métodos de trabalho para gerir os vários Checkpoints. Dado que cada grupo vai desenvolver uma visualização, estética e eficaz, para um tema à sua escolha, a Criatividade será um aspecto central, tal como o Pensamento Crítico. Irão também do reforçar dos Aspetos de Cidadania, manifestados na escolha dos temas e questões a que a visualização deverá dar resposta. No seguimento do descrito acima, será constante a utilização de Competências de Literacia de Informação e Media, incluindo a criação de vídeos de demonstração e a procura, limpeza e gestão dos dados a visualizar. Os aspetos acima serão avaliados nos 70% do projeto.

Componente Laboratorial

Durante os laboratórios os alunos irão aprender as tecnologias necessárias para o desenvolvimento de um projeto de VI. Esse projeto será desenvolvido ao longo do período com apoio nas aulas laboratoriais. Cinco Checkpoints permitirão aos alunos ter feedback sobre as várias fases de conceção, desenho e implementação.

Componente de Programação e Computação

No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre