Disciplina Curricular
Análise e Integração de Dados GTI
Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2021
Contextos
Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Sistemas de Informação
Período:
Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Engenharia e Ciência de Dados
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Bases de Dados; SQL
Objectivos
Compreender e implementar processos de extração, transformação e carregamento de dados utilizando métodos e ferramentas actuais. Conhecer os diferentes tipos de arquiteturas e opções de desenho para grandes armazéns de dados. Aplicar métodos e ferramentas de análise multidimensional sobre armazéns de dados.
Programa
Revisão de SQL. Processos e ferramentas ETL. Fontes de dados e integração de dados. Mapeamento e alinhamento de dados. Comparação de cadeias de carateres. Perfilação e limpeza de dados. Deteção e remoção de duplicados. Armazéns de dados. Desenho lógico e físico de armazéns de dados. Processos ETL para armazéns de dados. Análise multidimensional sobre armazéns de dados. Extensões à linguagem SQL e linguagem MDX. Geração automática de relatórios. Indicadores de desempenho.
Metodologia de avaliação
Nota Final = 40% Projeto + 60% Exame Nota mínima de 9.5 em ambas as componentes. Avaliação TE e Época Especial só por exame.
Componente de Competências Transversais
Desenvolvimento de pensamento crítico, estratégia de resolução de problemas, trabalho em equipa, e comunicação inter-pessoal na resolução do projeto.
Componente Laboratorial
Realização de guias laboratoriais sobre plataforma de software e ferramentas fornecidas em máquina virtual. Realização de projeto de armazém de dados e análise multidimensional.
Componente de Programação e Computação
N/A
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.