Disciplina Curricular

Sistemas de Elevada Confiabilidade SDTF

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2021

Contextos

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Sistemas Distribuídos

Período:

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Sistemas Ciberfísicos

Período:

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Ciber-Segurança

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Fornecer uma perspectiva integrada dos aspectos de confiabilidade no funcionamento no sentido lato, cobrindo não só falhas acidentais, mas também falhas maliciosas e intrusões, combinando as facetas de tolerância a faltas e de segurança no desenvolvimento de sistemas, incluindo desenvolvimentos recentes nas áreas de “Blockchain” e computação confiável.

Programa

1) Fundamentos de confiabilidade a) Taxonomia b) Fiabilidade, disponibilidade, capacidade de manutenção, segurança c) Modelo de faltas e cobertura d) Redundância espacial, temporal e de valor. Codificação. e) Processamento de erros. Recuperação para a frente e para trás. f) Deteção de falhas e diagnóstico. 2) Segurança e fundamentos de criptografia a) História e términologia de base em segurança e criptografia b) Serviços criptográficos básicos: confidencialidade, integridade, autenticação, não repúdio, gestão de chaves 3) Tolerância a faltas Bizantinas a) Eleição de líder Bizantina b) Difusão Bizantina c) Memória Bizantina d) Consenso Bizantino 4) Fundamentos de "Blockchain" a) Registos distribuídos b) Prova de trabalho, prova de empenho, etc c) Sistemas Blockchain: Bitcoin, Ethereum d) Aplicações: criptomoedas, contratos inteligentes 5) Computação confiável a. Suportes hardware para computação segura e confiável i. Smartcards ii. Trusted Platform Mdule iii. Intel SGX

Metodologia de avaliação

Nota final = EX*0,50+AP*0,1+PROJ*0,40 onde: (EX) exame obrigatório (nota mínima: 8) (AP) apresentação de um artigo científico (PROJ) projeto obrigatório desenvolvidos por um grupo de três alunos (nota mínima: 8) Na "época especial" haverá um exame (EX) e um projeto adaptado (PROJ), com pesos de 50% e 50%, respectivamente.

Componente de Competências Transversais

O enunciado e formato do projecto da componente laboratorial inclui diferentes medidas para que a sua resolução desenvolva as competências transversais de pensamento crítico e inovador, assim como as competências intra e interpessoais.

Componente Laboratorial

A componente laboratorial consta de um projeto composto de duas entregas. Cada entrega tem peso de 50% com a seguinte excepção: caso a nota da primeira entrega seja inferior à da segunda entrega, a nota obtida na primeira entrega será descartada.

Componente de Programação e Computação

No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução