Disciplina Curricular

Criptografia e Protocolos de Segurança CPS

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2021

Contextos

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Ciber-Segurança

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecer os sistemas e protocolos criptográficos em uso, desenvolver protocolos para resolução de problemas específicos e perspectivar desenvolvimentos futuros.

Programa

Sistemas criptográficos de chave privada. Cifras sequenciais. Criptoanálise linear, diferencial e algébrica. Cifras por blocos: DES e AES. Segurança perfeita e computacional. Códigos de autenticação. Sistemas de chave pública e complexidade. RSA. Factorização e primalidade. Criptoanálise quântica: Shor. Sistemas criptográficos elípticos. Criptografia pós-quântica: McEliece, reticulados, outros candidatos. Segurança CPA, CCA, CCA2. Protocolos de chave pública. Esquemas de Assinatura. Funções de dispersão. Esquemas de distribuição de chaves de Diffie-Hellman. Esquema de partilha de segredos de Shamir. Sistemas de prova com conhecimento nulo. Esquemas de Fiat-Shamir. Protocolos de comprometimento. Transferência com esquecimento. Computação segura e aplicações. Distribuição quântica de chaves e criptografia quântica. Composicionalidade de protocolos e modelos de funcionalidades criptográficas.

Metodologia de avaliação

Exame 50% e Projeto 50% (avaliado oralmente).

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, Criatividade e Estratégias de Resoluções de Problemas, nas aulas, em trabalho autónomo e nas várias componentes de avaliação. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 15%.

Componente Laboratorial

Não existente.

Componente de Programação e Computação

Projeto computacional com o objetivo de implementar componentes (sistemas/esquemas) criptográficas de raiz.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução