Disciplina Curricular

Tecnologias de Informação e Decisão Biomédica TIS

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2021

Contextos

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Bioinformática e Biologia Computacional

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objectivo geral da disciplina é o de dotar os alunos com os princípios e conceitos fundamentais relativos à utilização das tecnologias de informação em saúde. Os alunos adquirem competências essenciais e familiarizar-se-ão com as potencialidades do uso das tecnologias de informação na investigação em biomedicina e no papel crucial que hoje representam nas várias vertentes da prestação de cuidados de saúde.     

Programa

As tecnologias de informação na biologia e ciências da saúde Aquisição, processamento e uso de dados biomédicos. O registo clínico digital. Sistemas de informação clínica. Tele-monitorização e Tele-saúde. Processamento de linguagem natural e prospecção de textos em biomedicina. Terminologias e Nomenclaturas. Ontologias. Standards para intercâmbio de informação biomédica. Pesquisa de Informação. Sistemas de apoio à decisão clínica. Bioinformática e infraestruturas digitais de informação biomédica Genética e epigenética da saúde humana. Medicina de precisão. Questões Éticas, Legais e Sociais das tecnologias de informação na saúde. Tecnologias de Informação em Saúde Pública. As TIC na promoção da vida saudável e envelhecimento activo. Informática do Consumidor de Saúde. TIC na formação de utentes e educação dos profissionais da saúde

Metodologia de avaliação

50% fichas de trabalho (média de 4 fichas de trabalho, sem nota mínima) 50% exame (9.5 nota mínima)

Componente de Competências Transversais

A UC permitirá aos alunos inscritos desenvolver cada uma das cinco dimensões das competências transversais. Aspectos de literacia da informação e dos media, pensamento crítico e inovador e competências interpessoais serão avaliados nos textos a elaborar em resposta aos desafios colocados nas fichas de trabalho, sendo que as competências intrapessoais serão desenvolvidas no processo. Serão discutidas aquando da exposição da matéria questões de cidadania global relacionadas com a ética do acompanhamento de doentes e do tratamento de dados de saúde pública e pessoal. Cerca de 10% das horas totais de trabalho serão dedicadas ao desenvolvimento de competências transversais.

Componente Laboratorial

A componente laboratorial consiste na realização de exercícios com recurso a ferramentas informáticas. Os exercícios fazem parte das fichas de trabalho a serem entregues ao longo do semestre. Em alternância com o trabalho laboratorial realizam-se, como trabalho de campo, visitas de estudo a unidades de saúde de cuidados primários e secundários, assim como uma unidade de investigação médica.

Componente de Programação e Computação

N/A

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução