Disciplina Curricular

Ciência de Redes Complexas ARC

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2021

Contextos

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Bioinformática e Biologia Computacional

Período:

Grupo: MEIC-A 2021 > 2º Ciclo > Area Principal > Agrupamentos > Algoritmos e Aplicações

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O curso visa fornecer conhecimento prático em redes complexas, incluindo algoritmos, modelos e aplicações. Este é um curso de natureza interdisciplinar, reunindo estudantes com diferentes formações. Oferece os conceitos fundamentais de ciência de redes e sistemas complexos, incluindo modelos, medidas, algoritmos, e estruturas de dados para o estudo de redes complexas de grandes dimensões, assim como as dinâmicas dessas redes, com aplicações em ciências sociais, física, biologia, e economia. As áreas de aplicação são numerosas e incluem métodos de procura na web, difusão de informações em redes sociais, resiliência de redes, epidemiologia, formação de opinião, dinâmicas evolutivas e de aprendizagem, e processos de tomada de decisão entre humanos. O curso segue uma abordagem de aprendizagem baseada em problemas, onde técnicas e métodos são explorados de forma construtiva, incluindo técnicas de implementação relevantes.

Programa

Parte I. Introdução a sistemas complexos e ciência de redes. Algoritmos em grafos, estruturas de dados e medidas. Leis de potência e propriedades livres de escala. Modelos de rede e grafos aleatórios. Redes multidimensionais. Parte II. Representação eficiente de redes esparsas. Estruturas de dados sucintas. Identificação da comunidades e particionamento de grafos. Passeios aleatórios. Parte III. Processos dinâmicos em redes complexas. Introdução aos processos estocásticos e simulações de Monte-Carlo Análise de resiliência de redes. Efeitos causados pela estrutura das redes em sistem económicos, sociais e biológicos. Sistemas dinâmicos em redes. Eventos em cascata e avalanches. Propagação de doenças e epidemias em rede. A dinâmica da influência dos pares, aprendizagem social e formação de opiniões. Teoria de jogos e dinâmica de populações. Cooperação, dinâmicas de reputações, normas sociais e problemas de bem público. Processos de decisão em redes complexas estáticas e dinâmicas.

Metodologia de avaliação

Exame 50%, Projecto 50%. Nota mínima de 7,5 no Exame.

Componente de Competências Transversais

O projeto desenvolve Pensamento Crítico e Inovador, Competências Interpessoais, por ser um trabalho em grupo.

Componente Laboratorial

Os alunos são convidados a escolher um problema, que o desenvolvem durante os laboratórios. Aplicação das técnicas discutidas nas aulas teóricas na resolução de problemas, nomeadamente as necessárias para abordar o projeto.

Componente de Programação e Computação

No curso onde esta UC é oferecida estão asseguradas as componentes de Computação e Programação de acordo com o MEPP 2122.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre