Disciplina Curricular

Administração e Gestão de Infraestruturas e Serviços de It AGI

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2015

Contextos

Grupo: MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Tecnologia dos Sistemas Informáticos

Período:

Grupo: MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Sistemas Empresariais

Período:

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes devem ser capazes de: 1. Compreender de forma abrangente o espetro completo de atividades modernas de IT (conceção, desenho, configuração, instalação, administração e gestão) envolvendo os recursos mais relevantes (armazenamento, computação e comunicação); 2. Compreender a evolução tecnológica das infraestruturas de IT e as diferenças e semelhanças entre os seus componentes fundamentais, quer locais, quer em nuvem; 3. Dominar os princípios subjacentes à virtualização das infraestruturas de IT e obter conhecimentos práticos de armazenamento, processamento e comunicação baseados em infraestruturas de computação em nuvem; 4. Fazer a interligação entre as técnicas de desenvolvimento de software e os mecanismos de aprovisionamento de recursos e instalação de software nessas infraestruturas; 5. Compreender a arquitetura e compromissos envolvidos no desenho e gestão de uma solução de infraestrutura de IT de larga escala; 6. Conhecer os conceitos de negócio, modelos e estratégias dos serviços de IT, bem como aplicar as boas práticas de administração e gestão de infraestruturas de IT; 7. Compreender o papel de ambientes de gestão e controlo de serviços informáticos na gestão de infraestruturas informáticas de grande escala; 8. Compreender as oportunidades e os problemas que as infraestruturas de aprovisionamento dinâmico, como as plataformas de computação em nuvem, criam para as organizações; 9. Minimizar o impacte das soluções de infraestruturas de IT no ambiente e no consumo de recursos.

Programa

1. Introdução e enquadramento a. Evolução das infraestruturas de IT e seus serviços; b. Recursos (armazenamento, servidores, redes) e serviços de IT; c. Ciclo de vida de IT: desenho, configuração, instalação, administração e gestão. 2. Infraestruturas e instalações de IT a. Infraestruturas físicas e instalações: desenho, dimensionamento e planeamento de centros de dados; Energia: gestão de energia e computação verde; b. Comunicação: redes de centros de dados; topologias de redes; configuração e emulação de redes (Mininet); c. Armazenamento: arquiteturas e tecnologias de armazenamento; SAN, NAS, DAS; protocolos de redes de armazenamento, sincronização em armazenamento distribuído e gestão do ciclo de vida de informação; d. Resiliência dos centros de dados: disponibilidade, desempenho, segurança. 3. Plataformas de serviços de IT a. Arquitetura de centros de dados convencionais, entidades e funções (firewall, DMZ, DNS, IDS, web cache, serviços de diretório, etc.); b. Infraestruturas de computação em nuvem: SaaS, PaaS, IaaS; c. Virtualização em IT: servidores virtuais, discos virtuais, unikernels, contentores (Docker), Docker Compose; d. Virtualização da função de rede (NFV) (Openflow); Análise de redes e de fluxo de tráfego; Funções de rede virtualizadas (VNF) e serviços; e. Centro de dados definido por software; Redes definidas por software (Floodlight). 4. Desenvolvimento, instalação e configuração a. DevOps (Desenvolvimento integrado com operações): Integração contínua; Entrega contínua; Instalação contínua; b. Modelos de aplicações: Microserviços e monólitos; Computação sem servidores; c. Cadeia de ferramentas de DevOps: i. Controlo de versões, deteção de erros, produção de executável, teste; ii. Aprovisionamento e instalação; Configuração programática (Infraestrutura como código), ferramentas, modelos, caso de estudo (Vagrant, Ansible, Puppet, Chef, OpenStack); d. Aprovisionamento de serviços e orquestração de contentores (Docker Swarm, Kubernettes, Mesos). 5. Administração de IT a. Administração, backup, automação, domínios de administração; b. Monitorização distribuída (Ganglia, Cacti, etc.); Análise de redes e serviços. 6. Aspetos de gestão de IT a. Standards de gestão e de governação; Boas práticas de gestão (ITIL); Gestão de serviços de IT; Faturação, imputação e liquidação; b. Gestão de continuidade; Gestão de disponibilidade e capacidade; Garantia de serviços e gestão de qualidade.

Metodologia de avaliação

A avaliação tem as seguintes componentes: • Análise/Design: Projeto ou Estudo Temático (50%) - Avaliado com base na qualidade, abrangência, profundidade e valor de síntese, no contexto do tema do trabalho atribuído, com apresentação e discussão oral. Nota mínima: 9,5 valores; • Implementação: Experiências/Implementações em Laboratório (50%) – Avaliada com base no domínio e segurança dos tópicos trabalhados, e na concretização funcional das soluções propostas. Nota mínima: 9,5 valores. A nota final é a média ponderada das componentes da avaliação.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre