Disciplina Curricular

Animação e Visualização Tridimensional AVT

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2015

Contextos

Grupo: MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Interação e Visualização

Período:

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC introduz e discute o estado de arte das técnicas de concepção e desenvolvimento de aplicações gráficas 3D, com preocupações ao nível do tempo-real, da interactividade e do realismo, através da utilização das APIs gráficas OpenGL e WebGL. Inclui o desenvolvimento de uma aplicação gráfica 3D imersiva num dispositivo móvel recorrendo a um par de óculos de Realidade Virtual de baixo-custo, os Google Carboard. A cadeira também também aborda os avanços mais recentes na tecnologia de GPU e suas aplicações à simulação e jogos de computador. Após a frequência desta disciplina, os alunos devem saber descrever e justificar métodos, procedimentos e técnicas elementares utilizados em sistemas de Ambientes Virtuais Interactivos e Tempo-Real, identificando os termos, conceitos e princípios básicos subjacentes.

Programa

Síntese de Imagem por Computador em Tempo-Real; Pipeline de Visualização 3D (OpenGL 3.X e WebGL); Shaders; programação com linguagem de shading GLSL; Formatos de descrição de cenas; Transformacões Geométicas Avançadas; Aparência Visual: Iluminação avançada e mapeamento de Texturas (Bump Mapping e Environmental Mapping); Detecção de colisões; Efeitos visuais especiais: lens flare, stencil, impostores, sistemas de partículas; Estéreoscopia, Técnicas de Aceleração para vídeojogos e simuladores.

Metodologia de avaliação

Componente teórica (2 minitestes com possibilidade de repescagem e sem nota mínima): 20%; Componente laboratorial (4 exercícios; nota mínima: 9,5 valores): 80%

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre