Disciplina Curricular

Gestão de Sistemas de Informação OGFI

Mestrado Bolonha em Engenharia Informática e de Computadores - Alameda - MEIC-A 2015

Contextos

Grupo: MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Ciber-Segurança

Período:

Grupo: MEIC-A 2015 > 2º Ciclo > Agrupamentos > Sistemas Empresariais

Período:

Peso

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Os alunos devem ser capazes de: • Analisar o uso e impacto dos SI em indústrias, empresas, e em instituições em geral. • Desenvolver e implementar planos de ação para maximizar os benefícios associados ao desenho, entrega e uso de SI. • Criar e gerir mecanismos de supervisão para avaliar, dirigir e monitorar SI, e para garantir a sua eficiência operacional e eficácia na prestação de serviços. • Estabelecer práticas de planeamento de viabilidade a longo prazo. • Compreender os princípios de gestão de projeto de SI e apoiar a sua aplicação. • Criar e aplicar políticas e normas para continuidade de negócios e garantia de informação. • Planear e concretizar soluções para gestão dos risco, confiança e segurança, e para continuidade de negócios e recuperação de desastres. • Monitorar, controlar e institucionalizar a proteção e o crescimento dos ativos de hardware, software e de informação.

Programa

Estratégia e Governação inclui a criação e implementação de planos de longo prazo para a conceção, entrega e utilização de sistemas de informação organizacionais para alcançar os objetivos estratégicos. Este tema também inclui a monitorização e controlo dos recursos dos sistemas de informação para garantir o alinhamento e a implementação de estratégias e objetivos organizacionais. Gestão e Operações inclui a capacidade de desenvolver, manter e melhorar consistentemente o desempenho do negócio, ao mesmo tempo que fornece os sistemas de informação, serviços e infraestruturas adequadas. Este tema inclui ainda a criação de valor para o negócio e internamente na motivação, desempenho e responsabilidade dos recursos humanos dos sistemas de informação. Continuidade de Negócio e Garantia de Informação inclui a continuidade, auditoria e garantia dos sistemas de informação. Este tema inclui ainda a prevenção de riscos, gestão da segurança, e auditoria da qualidade. Segurança da Informação é a preocupação de evitar, de forma não autorizada, o acesso, uso, divulgação, interrupção, modificação, inspeção, gravação ou destruição de informação. Um sistema de gestão de segurança de informação (ISMS) é um sistema sociotécnico (processos, informação, tecnologia e pessoas) para gestão, monitoria, auditoria e melhoria da segurança da informação numa organização.

Metodologia de avaliação

A nota final é calculada a partir de uma média ponderada de: • Relatórios de análise em grupo de casos (25%) • Relatórios de análise individual de casos (25%) • Relatório de projeto em grupo (30%) • Relatórios de análise individual de caso final (20%)

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2015/2016 - 2º Semestre